Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2018

VAMOS CONVERSAR



Justiça e sistema punitivo no Brasil

Texto Apoio


“A Justiça de São Paulo reduziu a pena do estudante que atropelou um ciclista e atirou o braço em um córrego, em março de 2013. Na quarta-feira (30), uma decisão judicial reduziu a pena para dois anos de prisão em regime aberto, oito meses de suspensão do direito de dirigir e pagamento de indenização de 10 salários mínimos. A prisão foi substituída por serviços à comunidade e prestação pecuniária de 50 salários mínimos. Inicialmente, Alex Kozloff Siwek foi condenado a seis anos de prisão em regime semiaberto, pagamento de 60 salários mínimos e a suspensão da carteira nacional de habilitação por cinco anos. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça, ainda cabe recurso”.
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/04

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, coloque sua posição sobre o assunto nos comentários do Blog e, depois, comente a postagem de algum colega.
Não esqueça de colocar identificação ( nome e turma)
Questões:
As penas no Brasil são muito brandas? 
A impunidade é um problema no sistema judicial brasileiro? 
Até que ponto penas alternativas são justas? 

18 comentários:

Blogs do Castelinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruno E disse...

A superlotação de presídios causam esse tipo de medida adotada pelo governo, de reduzir pena de pessoas supostamente "Inocentes", afim de reduzir o número enorme de presidiários. Acho isso injusto tanto com a família do ciclista quanto com a sociedade, pela falta de justiça

Anônimo disse...

Na minha opinião a pena não deveria ser reduzida!

jackson disse...

achei muito errado e um absurdo ter reduzido a pena e a indenização dele. Pessoas que inflingem a lei deveriam ser torturados ate a morte ou prisao perpetua pra qualquer tipo de crime

Roberta 307 disse...

O Brasil é um país que ainda tem muito o que mudar, como se ja não bastasse a corrupção, as nossas leis não são nenhum pouco rígidas nem tão pouco respeitadas.
A diferença de classes sociais afeta muito essa situação, quem tem um bom advogado acaba por ter privilégios, sendo um descaso com a população.

Alana Reinehr disse...

Realmente, pode-se ver que a justiça não se importa mesmo com a sociedade. Em vez de realizar a sua justiça, que é o seu papel, cometem a injustiça de não punir quem realmente deveria. É muito triste vermos isto em pleno século XXI, cheio de novas tecnologias e mudanças, porém a justiça continuar piorando. Se não convém para eles, não vale a pena investir. Não sou a favor da pena de morte, pois todos nós somos seres humanos e erramos a cada dia. Porém, é justo que cada pague pelos seus atos.

Alana Reinehr - Turma 307

Rafael 307 disse...

Creio que com o caos penitenciário brasileiro as legislações penais deveriam ser alteradas, crimes como assassinato e estupro deveriam ter as penas mudadas para pena de morte ou cadeira elétrica e crimes mais leves deveriam ter penas em presídios.

Erick disse...

Acho injusto a diminuição da pena para um crime bárbaro como esse, isso mostra como nosso sistema penal é falho e dá mais credibilidade aos que tem condições de contratar um advogado "caro".

Bruno E T:307 disse...

Concordo com a Roberta, pois a classe inferior sempre acaba perdendo essas brigas pela "verdade", mesmo estando certos. Quem tem dinheiro tem o controle.

Roberta 307 disse...

Discordo com o Jackson em partes, pois a pena de morte é novamente um crime, tendo em vista que ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, somos todos iguais, mesmo cometendo crimes, não temos o poder de tirar a vida de ninguém. Mas concordo com a prisão perpetua.

jackson disse...

concordo totalmente com o comentario do bruno, que o governo acaba reduzindo a pena de crimes mais "leves" pelo fato dos prezidios estarem superlotados, mas nao e por isso q eles deveria reduzir a pena dele em 4 anos. pelo contrario, deveria ficar no prezidio mesmo estando cheio e achei 6 anos pouco. se colocando no lugar dos familiares da vitima, nao vai ser so seis anos q eles vao ficar sem velo e sim para o restos de suas vidas, por isso acho que se um dia ele fosse sair da prisao, teria que ser privaddo de muitas coisas na sociedade e supervisionado frequentemente

Ana 307 disse...

E muito triste saber que em pleno século XXI, a justiça brasileira lida com situações dessa magnitude de maneira tão branda. E injusto que, só porque a pessoa tem mais condições financeiras ela possui mais direitos do que a maioria, que foi o que aconteceu nesse caso. Eu já achava uma pena, leve ele poder cumprir sua pena no semi aberto, mas agora se vê claramente que alguém foi subornado.

Anderson Camardelo 307 disse...

É explícito a maneira que o governo gesticula as leis, não avaliando os fatos, por que de certa forma aquele que possui "poder" sempre será exilado de qualquer culpa mediante as circunstâncias que lhe favorecem,ou seja o seu dinheiro em abundância lhe possibilita essa absolvição da parcela de culpa, tornado propenso a cometer erros novamente devido a cegues da justiça.
Jaz os mais desprivilegiados em questão financeira sempre se "lascam" mediante a falta de recursos que garantam a sua inocência,para que seja totalmente absolvido é necessários os famosos anos de prisão ou uma dívida longatária.

jackson disse...

cocncordo muito com o rafael!!!!!!!!!

Rogerio/307 disse...

Não foi justo pois todo mundo é igual. Nesse caso o estudante deveria ter mais atenção com o veiculo.

Amanda Schuster 307 disse...

Na minha opniao o governo deveria criar punições mais severas, a pessoa fica lá presa por um determinado tempo, depois o governo vai lá e dá como inocente um criminoso só para liberar espaços nos presidios, ele sai e comete o mesmo crime e outra familia vai estar chorando novamente...
Como os criminosos mesmos dizem pra que trabalhar e ter uma vida justa aqui fora, se lá dentro eu tenho tudo de graça, teto, comida, banho, roupa, dia da visita e etc ....

Ana 307 disse...

Eu concordo com o Anderson 307, pois é exatamente o que acontece na nossa justiça brasileira.

Anderson Camardelo 307 disse...

Eu concordo com aluna Ana Laura 307 o fato de magnatas e famosos, desfrutarem desses direitos que a justiça proporciona a essas pessoas mais bem de vida.

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração e pelo comentário!