Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

sexta-feira, 7 de março de 2008

O Brasileiro é mal-educado? Sim x Não?

BRASILEIRO É MAL-EDUCADO?

SIM
É impossível generalizar o “brasileiro”, já que na imensa arca de nosso país convivem 140 milhões de pessoas em mundos completamente diferentes. Assim, analisarei os brasileiros dentro de minha atividade profissional. Dentro dela, os considero, com pouquíssimas exceções, um povo mal-educado.
Normalmente envio convites para um evento, pedindo um retorno através do R.S.V.P., em francês répondez s’il vous plait (responder por favor). Poucos respondem. Talvez porque não saibam o significado do R.S.V.P. Talvez esqueçam ou achem uma coisa sem importância. É impressionante o pouco caso que se faz com esse tipo de coisa. Agradecer flores, convites, presentes e até telegramas é uma questão de educação, de atenção, de gentileza. Nesse ponto, digo com toda a certeza: falta educação para os brasileiros! Quer outro exemplo? Imagine a longa escadaria do Teatro Municipal de São Paulo. Sabe quantos homens estendem os braços para subir com sua esposa ou amiga? Pouquíssimos. Falta gentileza, cavalheirismo. Em situações cotidianas, como abrir a porta do carro para uma mulher ou puxar a cadeira à mesa de um restaurante, também falta educação, aquela do “berço”, e tradição.
E não são só os homens, falta de educação também às mulheres que falam alto em ambientes públicos, que tudo criticam, sem saber do que estão falando. Aliás, saber do que e como se fala também é uma questão de educação. Neste ponto, falta cultura aos brasileiros (cultura é educação). Não somos 100% culpados disso, afinal o Brasil é um país novo, cuja preocupação tem sido o desenvolvimento econômico e político e não o crescimento social e pessoal de seu povo. No entanto, mais de meio século vivido pelo Brasil pode fazer com que o povo aprenda e aplique pelo menos os princípios básicos da boa educação.
Alice Carta (empresária de eventos)

NÃO
O brasileiro não é mal-educado e já posso imaginar os narizes torcidos ante essa afirmação e todos os argumentos a favor de outros do Primeiro Mundo, que, em tese, seriam muito mais educados que nós. Mas é preciso definir o que entendemos como “educação”. Seria o conhecimento de regras e procedimentos formais que dividem os indivíduos em tribos, facilitando o convívio em círculos com acesso limitado apenas a quem domina estas regras? Ou teria mais a ver com a cortesia, a sabedoria de transmitir simpatia nos menores gestos? Acho que educação está muito mais ligada à maneira afetiva de se relacionar do que a formalidades. De nada adianta saber comer com todos os nove talheres de um serviço à francesa se na hora da sobremesa, preparada com maior capricho, você declinar com um suspiro discorrendo sobre o excesso de colesterol contido na receita. É uma enorme falta de educação. E quantas vezes não presenciamos pessoas de Primeiro Mundo perpetrando “deseducações” como estas?
Podemos ser mal-informados ou despreparados para um comportamento cosmopolita e sofisticado, mas isso não quer dizer que sejamos mal-educados. Nossa marca registrada é a alegria, a gentileza, talvez um certo excesso de calor humano. Mas, convenhamos, é tão mais simpático este excesso quando confrontado com a fleuma dos britânicos, a quase rispidez natural dos franceses, o drama exagerado dos italianos, a falsa jovialidade dos americanos ou a impassibilidade misteriosa dos japoneses. Somos uma enorme mistura de raças e culturas, este talvez seja o grande trunfo brasileiro. Que aliás lhe permite sublimar suas falhas monumentais de educação, quando aplicamos a palavra no sentido de alfabetização, escolas decentes e ensino digno. Neste quesito, infelizmente, nem com todo o jeitinho da Terra conseguimos fazer frente aos tais povos do Primeiro Mundo.
Cláudia Matarazzo ( jornalista)


AGORA É COM VOCÊS!!
PARTICIPEM. COLOQUEM SUAS OPINIÕES.

82 comentários:

Anônimo disse...

Bom eu acho que os brasileiros não são mau educados, so talvez são um pouco mais estressados e um tanto mais simples que os povos dos primeiros mundos! Brasileiro sabe dizer um "muito obrigado", um "não por isso", um "com licença", coisas basicas de educação nos sabemus muitu bem dizer, so muitas vezes esquecemos pelo estress do dia-a-dia! Talvez haja alguns mau-educados mais são poucos! Esses são os que lhes faltam educação dentro de casa e não pelos governos como diz o texto! A educação de qualquer um começa e termina dentro de casa, e as palavrinhas magicas são aprendidas dentro de casa!

ANA CLAUDIA RICARDO - 3 ANO - TURMA: 312

Anônimo disse...

na grande maioria nao o brasileiro e so informal e simples nao esta acostumado com tanta formalidade e por isso nao o faz.

Lucas S T:312

Anônimo disse...

Na minha opinião,os menores de 18 anos devem sim pagar pelos seus crimes,deve haver justiça,pois se eles são capazes de cometer um crime,con certeza serão responsáveis em responder pelos seus atos. Lisani

Anônimo disse...

O brasileiro é complicado pois nao podemos generalizar todos por causa de alguns, pois existem pessoas que sao educadas e outras que sao mal educadas.Por isso é complicado falar sobre a educaçao do povo brasileiro. Marcia e Pamela

Anônimo disse...

Sim

Muitos Brasileiros são mal-educados, mas não podemos generalizar, pois, tambem tem o outro lado os que são educados e esses não podem pagar pela mal-educação de alguns, mas o principal motivo de terem muitos brasileiros sem uma educação descente é pela nossa educação do país tambem não estar muito boa, pois o governo não colabora com as escolas de onde, teoricamente, a maioria da educação sairia.
Mas não é só a escola que deve serculpada, pois muitos pais tambem não fazem absolutamente nada para educar seus proprios filhos descentemente e isso faça com que o Brasil tenha uma imagem mau vista pelos outros.

Rangel Ruthner TURMA: 312

Anônimo disse...

Não!
Brasileiro não é um povo mal educado, há exessões. Sempre vai ter alguem que nao se conforma em ter que esperar na fila do banco por exemplo. A maioria das pessoas que passam por mal educadas, sao pessoas de classe media pra cima, pois acham que eles sao prioridades e creem nisso.
O Brasil é um país de muitas raças, muitas culturas, muitos povos, e isto influencia nesse desentendimento as vezes, o que é certo para um, é errado para o outro, fazendo que o outro passe por mal educado.

Lucas PIccinini 311

Anônimo disse...

O BRASILEIRO NÃO É EDUCADO COM ALGUMAS EXCESÕES POR QUE FALTA EDUCAÇÃO NO TRANSITO, NA ESCOLA, NO TRABALHA AS VEZES NÃO FALTA EDUCAÇAO E SIM BOM CENSO E CLARO UM POUCO DE EDUCAÇAO NÃO FAZ MALA MINGUÉM.
SAMUEL L. DESSOY

Anônimo disse...

Não
o Brasil é muito grande, há muita diferença de raça, muitas classes sociais, e etc, isto gera um conflito no meio social. Atitudes consideradas por uns, sao interpretadas como ma educação por outros. Isso dificilmente irá mudar.

Fernando Zanatta 311

Anônimo disse...

Na minha opinião o povo Brasileiro não é mal-educado,com certeza que na maioria das vezes somos um pouco estressados mas somos educados,pois o que nunca falta no nosso povo é a gentileza,com exemplo no dia-a-dia as palavras mágicas:"Muito Obrigada","Com licença","Por Favor".

Lisani 312

Anônimo disse...

concordo com a opinião dos dois pois um dis que o povo não é educado no quesito falar mal dos outros. pois acho que isso é a maior falta de educação. e o outro fala sobre como se usar os 9 talheres se após a refeição chega a sobre mesa e você faz a cara de ai meu colesterol, é verdade ninguem os usa e eu acho que não deveria existir.

fernando zagonel mallmann. 311.

Anônimo disse...

eu acho que em geral os brasileiros não são mal educado,algumas pessoas em particular são mal educadas.exemplo:pessoas que te conhecem ou não e passam quase pisando em cima de você e nem te conprimentão eu acho que isso é uma falta grave de educação.
Aline L.M-3 ano turma:311

Anônimo disse...

Não

Pode faltar um pouco de cavalheirismo,de cortesia ou de sofisticação,mas o brasileiro possui a gentileza dos pequenos gestos.O bom e velho "calor humano" dos brasileiros é lembrado aonde quer que vamos.Não tivemos uma cultura social,mas nossa educação é uma das melhores dos países subdesenvolvidos.

Tatiana de Oliveira, Turma 311

Anônimo disse...

Não acho que os brasileiros são mau educados,pois sabemos ser educados com as pessoas, sabemos ajudar o próximo quando preciso,sabemos pedir desculpa,obrigado etc..Por isso acho que o povo Brasileiro éeducado.
Diego Antônio Purper. 311

Anônimo disse...

na minha opinião os dois textos estão corretos! afinal, o brasileiro é sim mal educado quando o assunto é gentilezas, mas mutios tambem que se dizem bem educados apos comer com 9 talheres acabam sempre fazndo fiasco com medo do colesterol. somos brasileiros de diversas raças e credas, temos cada um o seu jeitinho sendo sempre brasileiros!!

Alana Claudia Casal. 311

Anônimo disse...

Nâo seria o caso de má educaçâo, mas sim a falta de tempo, o esstres da vida corrida que a mairia dos brasileiros levam. Isso faz com que as pessoas deixem as gentilesas um pouco de lado.


Jòice Meyer Giovanella Turma 311

Anônimo disse...

Não podemos generalizar porque não são todas as pessoas que são ma educadas e sim as vezes por um momento de descontrole que todos nos temos pordemos por um instante a cabeça e falamos coisas que magoam os outros, mas na verdade não queria-mos ter dito e talves fomos interpretados como mal educados. por exemplo pesenciei hoje no supermercado no meu horario de almoço um ponta de caixa levando as compras de um cliente ate o estacionamento e o cliente disse que o ponta era burro e sem educaçao so por ele nao ter agradecido o cliente, acho que quem deveria ter agradecido era o cliente que estava recebendo um serviço prestado pelo funcionario. nao e porque somos menos que quem estqvq comprando que estamos ali para receber xingoes imagina se o ponta estivesse comprando na loja dele e fizesse esse escandalo como sera que ele se sentiria. nome Everton turma 311

Anônimo disse...

acho que a maioria dos brasileiros são mal educados,pois são poucos os que comprimentam as pessoas,ou até mesmo daõ um bom dia,lugar no ônibus pra idosos ou gestantes é lenda.na verdade são poucos educados,sempre se tem exceções..Cada um com seu jeitinho brasileiro.

luciane
312

Anônimo disse...

acho que a maioria dos brasileiros são mal educados,pois são poucos os que comprimentam as pessoas,ou até mesmo daõ um bom dia,lugar no ônibus pra idosos ou gestantes é lenda.na verdade são poucos educados,sempre se tem exceções..Cada um com seu jeitinho brasileiro.

luciane
312

Anônimo disse...

Não se pode dizer que todo brasileiro seja mal-educado. É a mesma coisa que dizer que todo inglês é feio, por exemplo. A educação não deixa de ser uma questão cultural, mas é, principalmente,uma questão de convívio social e apoio familiar. E há também a questão do humor. Um dia podemos estar mal humorados e sermos mal educado. No dia seguinte se estamos de bom humor podemos ser extremamente gentis. Não, o brasileiro, de uma forma geral, não é mal educado.

William Alonso Klein
310

Anônimo disse...

Nem todos brasileiros são mau-educados, conheço varias pessoas que são gentis e compreensivos.

Maurivan do Nascimento
turma 310 noturno

Anônimo disse...

Acho que o brasileiro e mau educado sim ,pois se acham os donos do mundo e os verdadeiros donos da razão...em todos os sentidos; iclusive com pessoas de mais idades,crianças e hojem em dia todos parecem ja terem este dom de serem mau educados... com esse defeito.Gilseane lopes de almeida turma 310

Anônimo disse...

Não podemos falar que todos os brasileiros são mau educados,pois há pessoas que são bem educadas m,mas que em certo momento podem ser não ser.Por isso que em geral não podemos comentar,dependendo dia e de como estamos e da situação podemos sim,ser mau educados

Daiane Ebone Nicolai 310

Anônimo disse...

Não acho que sejam exatamente mal educados, mas sim, ignorantes, no sentido de estudo, ou então, não tiveram bons pais o suficiente para educalos (porque também tem muitas pessoas, que podemos chamar de "rica" que não são muuito fortes em quesito de educação...)

Jenifer Pommer
Turma:310

Anônimo disse...

Na minha opinião o brasileiro é mau educado quanto educado, pois tem algumas pessoas que não tem a mínima educaçao, tanto na rua, quanto em casa, pois a primeira educação que se recebe vem de casa e se os pais não ensinam fica complicado...
Já existem outras pessoas que são muito educadas, sabem o que é ser gentil, e são muito mais valorizadas pelos outros.

Francieli Bergonci 310

Anônimo disse...

NAO!!!

O POVO BRASILEIRO NÃO É MAL-EDUCADO, ACHO QUE A QUESTÃO É FALTA DE ORIENTAÇÃO. OS JOVENS DE HOJE EM DIA ESTÃO ACOSTUMADOS A FAZER O QUE QUEREM EM QUALQUER LUGAR. O QUE FALTA É LIMITE, LIMITE QUE DEVE SER COLOCADO PRIMEIRAMENTE PELOS PAIS E NADA MAIS.

VANESSA BORSTEL - TURMA 310 NOTURNO

Anônimo disse...

Não podemos dizer que todo o brasileiro seja mau educado,pois tem a diferença de pessoas,idades, opiniões totalmente diferentes.Os brasileiros no geral são mau educados sim pois não se comportam como realmente deveriam...ter mais coração,serem mais humanos terem mais compaixão para com as outras pessoas ,geralmente quando vamos ou estamos em algum lugar as pessoas não dão lugar as pessoas mais velhas ,as pessoas que estão com crianças no colo geralmente elas se portam de maneira irracional que as vezes se parecem mais com animais do que seres humanos...e acho que deveriam agir de maneira mais racional e mais humano

FERNANDO PALSIWOSKI TURMA: 310

Anônimo disse...

ACHO QUE AS PESSOAS NAO SÃO MAU EDUCADAS POIS CADA SER HUMANO TEM UMA MANEIRA DE SER E DE PORTAR PERANTE CADA SITUAÇÃO ...SENDO QUE AS VEZES SE PARECEM EDUCADOS E OUTRAS MAU EDUCADOS...TEM PESSOAS QUE SÃO MAU EDUCADAS PELA SIMPLES MANEIRA DE AGIR COMO;SEREM ESTREMAMENTE AGRESSIVOS TANTO FISICAMENTE COMO VERBALMENTE,FALAM DEMAIS,NÃO DÃO LUGAR AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FISICAS OU MENTAIS,PESSOAS COM MAIS IDADE,PESSOAS COM CRIANÇAS NO COLO QUANDO ESTÃO DENTRO DE ALGUM MEIO DE TRANSPORTE,RESTAURANTES ETC... E AS PESSOAS QUE TEM EDUCAÇÃO SÃO AQUELAS QUE EM QUALQUER SITUAÇÃO SE PORTAM DE MANEIRA RACIONAL DEVIDO AO FATO DE SERM MAIS HUMANOS E DE TER UM CORAÇÃO MUITO BOM E DE CERTA FORMA UMA GRANDEZA DE MUITA IMPORTÂNCIA...ISSO É O QUE EU PENSO Á RESPEITO DESTE ASSUNTO

ANDRÉ TURMA:310

Anônimo disse...

marluci 2N2


Acho sim que os brasileiros são mal educados e sem cultura.
Exemplo: Onde ja se viu deixar uma senhora ou uma mãe com criança de colo ficar em pé no onibus e os marmanjos bem sentados???
Porque não existe mais o cavalerismo??Muita gente acha cafona,brega...Mas não é.
Isso é ter educação.
Na minha opinião o brasileiro é mau educado sim.

Anônimo disse...

Geòrgia 2n2
Sim, o brasileiro è mal-educado nâo se encontra mais alguèm que ajuda uma idosa a atravesar a rua,a dar o lugar no ônibus so pensam em si próprio.

Anônimo disse...

Adriele Sieben 2N2

Nao, nao podemos generalizar que o Brasileiro é mal educado. Toda as pessoas no nascida no Brasil sao brasileiros e nao podemos dizer q todos sem exceçao sao mal educados. A má educaçao é uma questao de valores que sao construidos por individuos.
Eu sou brasileira e nao me considero mal educada...

Anônimo disse...

Bom na minha opiniao concerteza os brasileiros sao muito mal educados.Pois nunca se ve o ato de cavalheirismo entre as pessoas tanto homens quanto mulheres.Sao pessoas que nao dao o gosto de ajudar umas as outras pois acham que isso é ridículo ou pagaçao de miko,pelo ao contrario sao essas coisas que demonstram que se tem educaçao..
VANESSA SALIN 2N2

Anônimo disse...

este é um tema cheio de seu pros e contras,não podemos generalisar, a casos e casos, de pessoas que até teriam a desculpa de ser mal educada mas não são,e a pessoas que nem nos passariam pela cabeça em ser mal educadas e são.
Mas em dodos os casos não acho o brasileiro mal educado.
Morganise 2n2 .

Anônimo disse...

Não, pois como diz o texto, o povo brasileuro é uma mistura de raças e culturas,tendo um pouco de cada uma.Todos os povos tem culturas diferentes,com seus defeitos e qualidades.

Marina Nonnnemacher turma:2n2

Anônimo disse...

Carlote2n2
No brasil há uma grande mistura de raças, cada comunidade, raça, religião interpreta a educação diferente. Com essas diferentes interpretações surge se o brasileiro é mal educado ou não.Na minha opiniâo há varias pessoas sim no Brasil que sâo mal educadas, pois com o corre-corre da vida as pessoas esquecem de pequenos detalhes,
mas nesses pequenos detalhes estâo grandes gestos da educação, e então surge: tudo depende da raça, da forma com que foi educado quando pequeno e da forma como se desenvolveu nisso.

Anônimo disse...

É muito difícil generalizar essa questão pois não existem apenas alguns brasileiros e sim milhões deles. Também existem muitos tipos de educação, desda que recebemos em casa até a do muito obrigado, de nada, que são as palavrinhas mágicas do dia a dia. Na minha opinião ninguém é educado 24 horas por dia, todos nós temos os nossos "dias", e isso ninguém pode negar. Mas por outro lado existem pessoas que sempre estão nesses dias e isso já se torna falta de educação.
Jéssica M Kraemer
2N2

Anônimo disse...

acho que nós o povo brasileiro tem educação sim!!!Pois se não tivessemos não seriamos um povo acolhedor,carinhoso e de grandes valores,é bem aquilo mesmo do que adianta ser um país de primeiro mundo e saber tudo de etiqueta se na hora da sobremesa em um restaurante vi torcer o naris e fazer cara de nojo,nós brasileiros temos muitas culturas é uma grande divercidade por isso podemos dizer que cada lugar tem seu jeito e por isso o Brasil é bem diversificado.
E acho que somos educados de nossa maneira.
carine daiani willms 2n2

Leonardo Merten disse...

Não!!!Brasileiro não é mal educado.Hoje em dia ainda existem pessoas com dignidade.Um simples obrigado,desculpa é muito bonito e não dói nada.Claro que sempre tem os que não tem respeito e que não estão nem ai,mas ainda bem que a maioria dos brasileiros são educados.

Anônimo disse...

Sim _|_

Anônimo disse...

Eu acho que no fundo, todos nòs somos mal-educado. Não ha ser humano que nunca desrespeitou alguém. Nem sempre estamos de bom humor, quando isso acontece acabamos descontando nos outros, que a maioria das vezes não teêm culpa. Mas tambem tem aqueles que são mal-educados sempre, por falta de orientação em casa. A maioria das vezes os pais não ensinam os filhos, não lhes dão boas dicas de como tratar os outros. Ai como eles vão aprender a respeitar os outros se não foram educados enquanto criaças? E sempre tem alguem pra defende os errados. Achando que os outros que não teêm paciência, mas na verdade nem eles teêm.
Ana Luiza-Turma:81

Anônimo disse...

Eu acho que no fundo, todos nòs somos mal-educado. Não ha ser humano que nunca desrespeitou alguém. Nem sempre estamos de bom humor, quando isso acontece acabamos descontando nos outros, que a maioria das vezes não teêm culpa. Mas tambem tem aqueles que são mal-educados sempre, por falta de orientação em casa. A maioria das vezes os pais não ensinam os filhos, não lhes dão boas dicas de como tratar os outros. Ai como eles vão aprender a respeitar os outros se não foram educados enquanto criaças? E sempre tem alguem pra defende os errados. Achando que os outros que não teêm paciência, mas na verdade nem eles teêm.
Franciele-Turma:81

Gustavo/BoLa disse...

Eu acho que o povo brasileiro sao sem cultura e vileros/favelados,por isso nao falam como gente.

Anônimo disse...

vsf

Alexandre Brasil (Nico) disse...

Eu acho que os brasileiros são mal educados sim,pois eu acho tambem que a culpa é dos pais que decham eles fazer o que quiser,e assim sendo mal educados com os outro eles usam as linguagem que falam com seus amigos,na aula com seus professores e seus superiores.
pois as linguagem das ruas são cheia de gírias e têm algumas gírias bem bagaceras,e falam com pessoas velhas e isso é ser muito mal educado. :P

Anônimo disse...

Nem todo o brasileiro perdeu o seu
estilo é por que o mundo mudou evoluiu dai os homems ficão com vergonha de mostrar que ainda tem aqelhe espirito de cavalherismo guardado para as mulheres por que eles tem a plena certeza de que vão ser zuados pelos mesmos MaThEuSsS 81

Natalia Corbellini disse...

Sim, porque o brasileiro perdeu totalmente a cultura. Ex.: jovens apartir de 10 anos são mal educados, desrrespeitam os professores e até os próprios pais, seja de modo verbal ou agressão física. E praticamente todos não recebem nenhum tipo de punição por seus atos.

Anônimo disse...

Régis again!!

Não da pra dizer que o brasileiro é mal-educado, por que assim estariamos rotulando todos, o que acontece é que algumas pessoas não sao educadas, e outras são.
certamente as pessoas absorvem as informações diferentes, e a reação de cada um é diferente também.
So que do jeito que o mundo esta, é muito mais facil "jogar tudo pra cima" e chuta o balde.
por isso as pessoas parecem ser mal educadas.
e cada um tem uma forma de se expressar, se a maioria é igual, não me julgue e não rotule que o brasileiro é mal-educado, cada um é cada um!

Anônimo disse...

Na minha opinião menores de 18 anos deveriam ser condenados,pois qualquer adolescente pode cometer erros e mais erros pelo fato de saber que não irá acontecer nada após.Axo que não é só os maiores de 18 anos que praticam atos ilícitos.Axo que não é porque existe essa lei que os adolescentes vão fazer o que quizerem.
Isso pode prejudicar muito o Brasil assim ocorrendo mais mortes,violÊncias,acidentes...
Devemos tomar precauções para que essa lei mude,pois se assim não ocorrer o Brasil se torna bem mais violento!
Com essa lei os adolescentes acham que podem fazer o que querem e acabam não tendo a responsabilidade que deveriam ter.
Iasmine.T:81.

Anônimo disse...

Na minha opinião menores de 18 anos deveriam ser condenados,pois qualquer adolescente pode cometer erros e mais erros pelo fato de saber que não irá acontecer nada após.Axo que não é só os maiores de 18 anos que praticam atos ilícitos.Axo que não é porque existe essa lei que os adolescentes vão fazer o que quizerem.
Isso pode prejudicar muito o Brasil assim ocorrendo mais mortes,violÊncias,acidentes...
Devemos tomar precauções para que essa lei mude,pois se assim não ocorrer o Brasil se torna bem mais violento!
Com essa lei os adolescentes acham que podem fazer o que querem e acabam não tendo a responsabilidade que deveriam ter.
Iasmine.T:81.

Pamela Nunes disse...

De um modo geral, sim, os brasileiros são mal educados. A maioria acha que por não ter uma condição social boa não deve ter cultura e nem educação, e acabam sendo vulgares, e eesquecem que todos precisam ter respeito e educação.

Anônimo disse...

Na minha opinião sim, os brasileiros são mal educados. Porque Não tem mais respeito pelas outras pessoas, se deixam ser influenciados pela ''sociedade'', ganham exesso de liberdade por parte dos pais e perdem totalmente o respeito por tudo e todos. Mas não é o caso geral.

Angela-81

Anônimo disse...

o brasileiro e mal educado porque o governo não tem dinheiro para investir na educaçao
vinicius turma 82

Anônimo disse...

depende das pessoas mais a maioria dos brasileiros são mal educados joão 82

Anônimo disse...

rosca

Anônimo disse...

MINHA OPINIAO é que cada país tem o seu modo de vida´para que criticar se cada um tem o seu jeito?se cada um fizer a sua parte todos seremos iguais.......

Anônimo disse...

gay

Anônimo disse...

Nem todos os brasileiros são mal educados.Diferencia muito de pessoa a pessoa.Todas pessoas poderião ser bem educadas se começassem a ser educados desde pequenas e não quando ja estão grandes.

Sérgio Renato

Anônimo disse...

o brasileiro não é mal educado
mas sim não sabe usar a educação que recebeu da sua familia!
Eu acho que todo mundo tem uma educação igual,mas não é todo mundo que usa ela igual,por isso que o brasilheiro tem fama de mal educado!!!

by:Luiz Henrique T:82

Anônimo disse...

o brasileiro não é mal educado
mas sim não sabe usar a educação que recebeu da sua familia!
Eu acho que todo mundo tem uma educação igual,mas não é todo mundo que usa ela igual,por isso que o brasilheiro tem fama de mal educado!!!

by:Luiz Henrique T:82

Anônimo disse...

o brasileiro e mal educado porque o governo não tem dinheiro para investir na educaçao
vinicius turma 82

Anônimo disse...

o brasileiro e mal educado porque o governo não tem dinheiro para investir na educaçao
vinicius turma 82

Anônimo disse...

Não.O brasileiro não é mal educado porque tem muitas crianças que os pais educação amtes de chegar na escola des de criança.
vitor 82

Anônimo disse...

nem todos brasileiros sao mau
educado depende da educaçao
que ganhou de casa

Anônimo disse...

o brasileiro não é mal educado
mas sim não sabe usar a educação que recebeu da sua familia!
Eu acho que todo mundo tem uma educação igual,mas não é todo mundo que usa ela igual,por isso que o brasilheiro tem fama de mal educado!!!

by:Luiz Henrique T:82

Anônimo disse...

Na minha opinião os brasileiros sao mau educados..
acho que a educação tem que vim de casa! ;)
Gabriel Pires - turma 82

Anônimo disse...

Depende, se for mal-educado de sem educaçao, é mais ou menos. Cada cidade, cada escola tem o seu jeito de educar, sendo mal ou ruim. Agora se for mal-educado de mal-educado, sem educação, em lugares públicos, por exemplo, eu acho que sim. A educação vem de dentro de casa e desde pequeno. Se a criança ve o pai ou a mae falando nome feio, ou coisa assim, ela vai pensar que é certo e vai falar também em um ambiente como a escola. O brasileiro em geral é mal educado. Vai cair algum dedo, ou vai se perder algum casamento se falar um "muito obrigado", um "bom dia"? Acho que todos nós deveriamos parar e pensar se nos mesmos somos mal-educados ou nao, e se formos mesmo, devemos retomar a nossa boa educaçao.

Mariana 82

Anônimo disse...

Eu acho que o brasileiro é muito mal educado, ninguem mais respeita uns aos outros.

Jéssica 82

Anônimo disse...

pra mim o brasileiro é mal educado pois se você vai analisar falta muito respeito na parte do trânsito,na escola e principalmente em casa de famílias ..

Anônimo disse...

pra mim o brasileiro é mal educado pois se você vai analisar falta muito respeito na parte do trânsito,na escola e principalmente em casa de famílias ..

Anônimo disse...

Uélita 82
Os brasileiros em sua maioria são mal educados hoje em dia até as crianças nos agridem verbalmente e até mesmo a seus pais.
Hoje em dia não existem mais homens educados como existiam anteriormente.Enfim o mundo esta muito mudado...

Anônimo disse...

Uélita 82
Os brasileiros em sua maioria são mal educados hoje em dia até as crianças nos agridem verbalmente e até mesmo a seus pais.
Hoje em dia não existem mais homens educados como existiam anteriormente.Enfim o mundo esta muito mudado...

Anônimo disse...

Nomes: Leonel e Bruna
Turma: 111

Achamos que alguns Brasileiros são mal-educados e outros não.
Isso depende muito de cada pessoa.. da educação que veio de casa.. do momento que está passando na vida.
Tem pessoas que são muito bem educadas,já outras..dá licença!

Anônimo disse...

Iasmim Prates T:111

Na minha opnião não falta so educação no Brasil!Falta saúde,solidariedade,respeito,etca,menos violêmcia, enfim , o brasileiro é mal educado em casa, na escola, no trasito, em geral. Resulmindo turdo mostrando um exemplo: em novelas ,no dia-a-dia, quando acontece algo errado o brasileiro logo diz:MERDA! ii acho ki não em torno dii merda que a educação si baseia! /o/

Anônimo disse...

Nome:Eliane Martins
Turma:111

Não cho que o brasileiro seja mal educado pois cada um tem seu jeito de ser.
Se for a um restaurante e puchar a cadeira para sua esposa, namorada ou até amiga, todos lhe olharam com uma cara ( de onde veio esse cara? Será que é de outro país?)
Cada país tem sua cultura modo de ser.

Anônimo disse...

Gabriela Gerevini e William Aguiar, turma: 111
O povo brasileiro está precisando reformular seu vocabulário, medir suas palavras e usá-las corretamente. A falta de educação tomou conta do nosso dia-a-dia, a grosseria agora tomou o lugar dos bons costumes. Educação vem de casa, e os principais culpados são os pais, os responsáveis pela má educação. Ninguém nasce sabendo falar, aprendem na rua, em casa ou qualquer lugar que estiverem, mas basta apenas que os corrijam e os ensinem bons modos. O Brasileiro está cada vez mais mal educado, palavrões e falta de respeito é o que não falta na linguagem usada por estes. As pessoas ja estão se adaptando a viver com essa total falta de respeito, e isso é assustador, pois cada vez mais por besteiras e pequenas coisas o povo falta com o respeito, fala palavrões e até mesmo agridem de diferentes formas os demais. O Brasileiro está sim muito mal educado, e isso não pode continuar assim, ou pelo menos não poderia.

Anônimo disse...

Nomes:João pedro e Marco Turma:111 Turno:Manha

Eu acho que no fundo, todos nòs somos mal-educado. Não ha ser humano que nunca desrespeitou alguém. Nem sempre estamos de bom humor, quando isso acontece acabamos descontando nos outros, que a maioria das vezes não teêm culpa. Mas tambem tem aqueles que são mal-educados sempre, por falta de orientação em casa.
A maioria das vezes os pais não ensinam os filhos, não lhes dão boas dicas de como tratar os outros.

Anônimo disse...

Mateus e André, Turma 111. Locura Pura Total CEM% Jorrante!
Não podemos generalizar a educação do brasileiro, pois o Brasil é formado por muitas culturas, etnias e rendas, principalmente rendas.
Existem muitos analfabetos no Brasil, mas não é só aqui. Em outros países também. Muitos brasileiros tem uma ótima informação e estudo, mas isso, aqui no brasil, depende muito da renda da pessoa, por isso a maioria das pessoas no Brasil, sim, é mal educada.

Anônimo disse...

Paloma e Maira, turma 111:
Não é questão de ser mal educado, e sim o que vale é o fato de ter poucas oportunidades de melhorar sua educação, com as escolas muitas vezes, não dando o ensino suficiente para formar jovens bem preparados para o mercado de trabalho.
Os cursos proficionalizantes também ajudam muito, mas não estão disponíveis a todos, muitas pessoas não tem acesso, ou transporte, ou até mesmo uma escola com menos de 3km de casa. O que não ajuda a melhorar esse quadro.

Anônimo disse...

Débora e Marcus. Turma 111

Na nossa opinião, não tem como definir o Brasil inteiro como mal educado, pois tem gente que é e gente que não é! Mas tem mais gente mal educada, ou melhor, que não tem respeito com os mais velhos, porque são poucas vezes que se ve alguem ajudando um idoso a atravessar a rua, ou levar sacolas pesadas, etc, etc!

Anônimo disse...

Nome: Michele S. Dexheimer e Axel Ubirajara Leopoldo T.111
Os brasileiros que vivem em ambientes diferentes como por exemplo: uma pessoa que mora bairro diferente do outro tem educações diferentes.
A maioria dos brasileiros que são mal educados são adolescentes, até podemos incluir alguns adultos.
Uma má educação pode estar num simples mascar de chiclete, mas vamos deixar bem claro que não são todos os brasileiros que são mal educados.

Anônimo disse...

Caroline e Mariana Turma:111

"Acho que educação está muito mais ligada à maneira afetiva de se relacionar do que a formalidades."
Na nossa opinião essa afirmativa está certa.
O caso do brasileiro, ou de outra pessoa de qualquer outro lugar do mundo é o mesmo: a educação vem do berço.
É uma questão de bom senso, é o básico de cada pessoa, pois deve-se saber dizer ao menos um "muito obrigado" ou "por favor".
Não é nada de desesperador, é algo simples que todos devem ter noção e que deve ser praticado.

Anônimo disse...

Turma:111
Nomes:Kamila,Natália

O brasileiro no geral,é um povo bastante acolhedor. Porém comparado a países mais desenvolvidos,nossa sociedade ,é de uma certa forma mais "antiquada".Tornando nosso país menos organizado,e mais atrasado se comparado aos demais.
O fato de ser um povo mais mal educado,ocorre pelo simples fato de não estar favorável a uma única cultura ,pois somos um povo formado de fragmentações de culturas e povos diversos, sendo assim cada local do Brasil forma sua educação de acordo com sua origem.

Anônimo disse...

Elisete e Vanessa turma 111
na nossa opinião o brasileiro é mau-educado,mas nem todos é claro .muitas veses nem agradecem algum presente , o que seria o minimo a fazer .ha UM DESRESPEITO muito grande um com outro .o brasileiro deve ser muito esforça

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração e pelo comentário!