Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

sexta-feira, 7 de março de 2008

O que é um Blog? Blog em Sala de Aula?



Blog é uma abreviação de web log - "diário na Web". É um espaço interativo com registros freqüentes de informações. No início, as pessoas usavam os blogs como diários pessoais. Hoje, algumas pessoas além de utilizá-los para organizar as idéias, controlam discussões importantes com milhares de outros internautas ao redor do mundo. Jornalistas usam blogs para divulgar as últimas notícias ou revelar suas idéias particulares. Educadores(as) e educandos(as) constroem seus portfólios utilizando os blogs. Profissionais liberais apresentam seus trabalhos. Poetas e escritores rascunham seus escritos. Portanto, atualmente, eles são usados para qualquer tipo de conteúdo, sendo utilizados para diversos fins.

O seu blog pode ter a forma que você quiser. Há milhões de blogs, de todos os tamanhos e formatos.



Blogando você se conecta com o mundo, recebe visitas que podem fazer comentários sobre o que você postou, acrescentar um link ou lhe enviar emails. Você pode ou não dar continuidade ao diálogo pela internet e saber mais sobre quem que lê ou comenta no seu blog.

O blog, sendo um recurso da internet utilizado por um número expressivo de pessoas, não pode ser ignorado por nós educadores, principalmente pelas possibilidades que ele oferece como recurso pedagógico.


Práticas de produção escrita e de leitura são beneficiadas e estimuladas através desse recurso, permitindo que tanto uma quanto outra atividade citada seja de fato permeada de sentido, já que permite a presença do outro, ocupando ora a posição de leitor, ora a de escritor, em um contexto real de comunicação.


Professoras Erika e Paola Scheifer


6 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que brasileiro não é mal educado, pelo menos nunca ouvi comentarios de outros paises reclamando da mau educação do nosso país, mais quem mora aqui dai sim pode dizer que a educação de boa parte da populaçao é ignorante sem cultura.
Leticia Heisser
Turma:311

Anônimo disse...

Não depende da pessoa em si, para que possa saber se o Brasileiro é mal educado!
A educação no Brasil esta melhorando a cada dia mais, e com isto, o povo Brasileiro está se firmando como uma população educada.
As periferias, são exemplo disto, muitas cidades grandes, as quais tem educação proficionalizante, são muito menos educadas. E as favelas e periferias tem uma educação muito melhor e mais gracioza.
Estevan de Borba da Silva
Turma 310

Anônimo disse...

Podemos dizer que realmente o blog é uma fonte de comunicação que o mundo encontrou para espor seus ideais. Abordando vários assuntos, de diferentes tamanhos e tipos, ele faz com as idéias espotas no contexto fique visivel a maioria dos leitores que procuram fonte de pesquisa e informação.
É algo que cresce na internet a cada dia. Só pelo fato de que você possa ter um espaço onde controla e manupula dados, o seu espaço... pôr seu trabalho, pôr discuções, idéais. Sendo assim, o cidadão tem então uma grande ferramenta de comunicação.

Rodrigo de Freitas/Adilson Appelt
3º ANOS Turma: 307

Anônimo disse...

A cada dia a mulher tenta conquistar sua própria independência, e está conseguindo.
Mulheres trabalham de igual para igual e dividem as contas da casa com o marido, cada um tem sua vida profissional.
Hoje em dia as mulheres não são mais vistas como antigamente, que para os homens, deveria apenas "molhar a barriga no tanque e secar no fogão".
Conheço muitas mulheres que levem sua propria vida sem ajuda de homem algum, o que na verdade não é nada dificil. Minha mãe é um grande exemplo.
Cada um tem que viver do jeito que gosta,dependente ou não,o importante é ser feliz. Mas é otimo o sabor da independência.

Joice M Giovanella.
Turma: 311
27 de maio de 2008

Luciane H. Oliveira disse...

Olá, professora Evenize, adorei ouvir sua voz e reconhecê-la na pessoa maravilhosa que você é. Aqui é a professora Luciane, sua colega na Escola Moisés e Otília, morrendo de saudades. Adorei o blog de Língua Portuguesa, principalmente porque demonstra o nível das discussões realizadas em aula. Dê uma passadinha no blog Letra Leve e veja as criações dos alunos sobre Augusto dos Anjos. Um grande beijo. Letra Leve:

letraleve.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito interessante o blog de vocês e muito legal vocês terem esse projeto sobre dissertação, pois mostra a capacidade e o interesse que vocês em aprender coisas novas e falarem de assuntos que estão em alta na sociedade.Parabéns...


Ariani,Jaqueline e Genaina

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração e pelo comentário!