Páginas

quarta-feira, 12 de março de 2008

Menores de 18 anos deveriam ser condenados por crimes??

Menores de 18 anos deveriam ser condenados por crimes??

SIM
Sim porque sim!!! Onde já se viu uma pessoa de 16 anos, por exemplo, poder decidir o futuro de um país através do voto e não responder pelos próprios atos? Nós, adolescentes, já decidimos tanta coisa importante: em que colégio estudar, que carreira seguir após o ensino médio...
É bem verdade que há muitos menores de 18 anos que não mandam no seu próprio nariz, mas isso não deve servir como desculpa para fugir da responsabilidade de responder pelo que fazem. Em algumas situações, há adultos que até mandam os menores cometer assassinatos porque sabem que eles não serão condenados.
Na minha opinião, para que exista verdadeiramente a justiça, menores devem ser condenados se cometerem crimes de qualquer tipo. Pois só assim, nem que seja aos poucos, vamos conseguir um mundo mais justo. Sem querer comparar, mas já comparando, na Inglaterra e nos Estados Unidos essa medida já está em prática. É hora de outros países se ligarem! Por que é que nós também não começamos a pensar nisso a partir de agora??
Laise Rodrigues Tombesi

NÃO
Eu acredito em um Brasil melhor, sem violência. Por isso, acho que condenar gera apenas revolta e aumenta os atos de agressão. Por outro lado, o número é tão grande que a sociedade está alarmada. O que fazer? Minha sugestão é: que tal investir numa infância e adolescência saudáveis para esses jovens brasileiros??
Se essa for mesmo a solução, acho que é um dever da sociedade se mobilizar para ajudar os menores infratores. Muitas vezes, eles são vítimas da fome,da miséria e da exploração por parte dos próprios pais.
É preciso fazer alguma coisa para diminuir a evasão escolar, acabar com o trabalho infantil. Afinal, quem foi que disse primeiro que a criança é o futuro do Brasil?? Foram tantos, não é mesmo? Já virou até frase feita, mas expressa a pura verdade.
E sobre aqueles jovens que já cometeram crimes, acredito que eles devam ser orientados, receber atenção, carinho e aprender alguns valores que lhes foram negados. Trazer de volta adolescência a esses jovens poderia ser a solução, pois muitos de nós só damos valor a ela quando a perdemos.

Hilda Maria Gaseling Araújo
Atrevida, ano 4.n. 29.São Paulo, Símbolo, janeiro/199

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua colaboração e pelo comentário!